sábado, 2 de abril de 2011

Mais um livro a caminho...

Prezados,
Tem mais um livro a caminho...
Direito Econômico Internacional já está no prelo.
A capa ficou ótima.

Espero que gostem.
Abração!!!


Felicidade... um conceito simples, mas tão díficil de entender...

Vou pedir licença para escrever sobre um tema que não está diretamente relacionado com o objetivo deste blog.
Hoje, gostaria de escrever sobre a felicidade.
O que é ser feliz?
Seria ter bens materiais, uma casa arrumada, a geladeira cheia, um carro que nos carregue para cima e para baixo... Isso pode até trazer conforto, mas não traz a felicidade em si.
Seria estar em boa companhia, ter amigos para conversar, ter um(a) companheiro(a) legal para sair, alguém para se dedicar... Talvez, mas solidão não é ausência de ninguém, mas de si mesmo.
Poderia discorrer vários conceitos e elementos que podem compor o conjunto de coisas que podem ser indicativos da felicidade, mas, na minha opinião, felicidade não é algo passageiro, porém um estado permanente de ventura.
Somos felizes quando estendemos a mão ao próximo e, em um singelo ato de desprendimento, proporcionamos o auxílio de que ele necessita e, em um breve instante, vemos um sorriso sincero de agradecimento que, certamente, vai permanecer em nossa lembrança para sempre... aí, alcançamos a graça do estado de felicidade.
Lendo sobre a vida de grandes humanitaristas, como Gandhi, Francisco Cândido Xavier, Madre Teresa, Irmã Dulce, dentre outros, pergunto-me como se tão materialmente pobres, que passaram por tantas privações de ordem afetiva, pessoal, foram felizes. Penso que sim. Mas, resta outra indagação: como conseguiram ser felizes diante de tanta adversidade? Resposta: ser feliz é gostar da vida como a vida é... somos felizes quando conseguimos levar a felicidade ao nosso próximo!
Quando vivemos apenas para satisfazer nossas ñecessidades pessoais, não somos felizes, somos egoístas e o egoísmo não torna ninguém venturoso.